De olho nas tendências das formas de pagamento para o varejo

De olho nas tendências das formas de pagamento para o varejo

Qual o futuro do e-commerce? Com certeza ele caminhará alinhado com o Pix e com plataformas de pagamento online. Mas existem outras tendências para o varejo nos próximos anos e que logo estarão aí. Veja 5 tendências listadas pela Spin!

Qual o futuro do e-commerce? Com certeza ele caminhará alinhado com o Pix e com plataformas de pagamento online. Mas existem outras tendências para o varejo nos próximos anos e que logo estarão aí. Veja 5 tendências listadas pela Spin!

Nos últimos anos, as compras online nos e-commerces dispararam e o setor conquistou milhares de pessoas. Não à toa, muitos varejistas começaram a mirar em plataformas de pagamento online, acertando em cheio!

O Pix é uma das maiores apostas hoje e desde o seu lançamento os números indicam que o meio de pagamento do Banco Central veio para surpreender.Já somam quase 120 milhões a quantidade de pessoas que usam Pix, segundo o BC.

Com a chegada da pandemia, a digitalização do varejo foi algo inevitável, abrindo espaço para meios de pagamento digitais. Mas, NEM TUDO que é bom dura pouco. O Pix como pagamento instantâneo ainda tem muita história para contar no varejo brasileiro.

Acompanhe o texto e confira as principais tendências de formas de pagamento para o varejo em 2022 e para os próximos anos!

1. O Pix como forma de pagamento já no pódio

A primeira certeza é que o Pix é uma das maiores tendências no varejo. Em um ano, dentro dos e-commerces sua aceitação mais que triplicou. Se no início de 2021 o Pix era aceito por 16,5% das lojas, no final do ano o número subiu para 55,9%.

Esses números são resultado dos benefícios do Pix para o , porque essa forma de pagamento instantâneo:

  • Promove instantaneidade;
  • Diminui os custos operacionais;
  • Acelera os processos internos dentro do varejo;
  • Acaba com a boletagem;
  • E vem democratizando as compras online no Brasil.

Inclusive, os varejistas que deixarem o Pix para último plano podem ter suas vendas prejudicadas, já que essa forma de pagamento online é uma das favoritas pelos brasileiros atualmente.

Saiba mais a solução de Pix da Spin para ter esse método de pagamento no checkout

2. Experiência personalizada para clientes

Um fator essencial para aumentar as vendas no varejo é, sem dúvidas, conhecer para quem você está vendendo. Por isso, para os próximos anos, focar na personalização da experiência do cliente é uma das grandes apostas no e-commerce.

Conhecer e centralizar os dados, investir em tecnologias que ajudem no mapeamento desses pontos e a partir daí oferecer uma jornada de compras cada vez mais única.

3. Omnichannel? O que é isso?

Uma atenção especial para o omnichannel também é uma das tendências para o varejo. O atendimento multicanal é uma vertente que abre várias possibilidades para os clientes e pode, assim como o Pix, aumentar vendas.

História de Sucesso: como o Pix dobrou a meta de vendas na Level Up?

Maso que é omnichannel no varejo? Simples! É atender o cliente por canais diferentes: loja física, e-commerce, aplicativo, etc. Vender por diversos canais é dar o poder de escolha para o cliente, proporcionando mais liberdade e autonomia para o processo de compra!

4. Integração entre dados e canais

Aintegração de dados gerados nas diferentes plataformas de compra(estratégia Omnichannel) também é indispensável, facilitando trocas de produtos e entre outros processos que acontecem na relação varejo e consumidor.

Ter isso na palma da mão é algo que faz com o que cliente compre não só uma, mas duas, três ou mais vezes. O investimento em tecnologias que melhorem cada parte da jornada do consumidor é uma tendência que veio para ficar e integração entre dados e canais também é uma prioridade.

5. Entregas expressas

Pedir hoje para receber no mesmo dia? Parece sonho, mas já é realidade! As entregasNext Hour(Próxima Hora) são uma tendência que promete conquistar grandes e-commerces, agilizando a entrega dos produtos comprados online e agradando, por consequência, os consumidores.

E nesse contexto, é preciso dizer: o crescimento do setor logístico no Brasil precisa de Pix e ter uma plataforma de pagamento online de Pix dentro da sua loja faz toda a diferença nesse processo.

Pagar com Pix transforma a jornada interna dos e-commerces, facilitando o trabalho nos estoques e os envios de mercadorias, deixando de lado problemas como a boletagem. A hora é agora e ficar de olho nas tendências para o varejo também é ficar de olho no futuro do pagamento instantâneo.