Como aumentar as vendas do e-commerce durante a Semana do Consumidor?

Como aumentar as vendas do e-commerce durante a Semana do Consumidor?

Um dos períodos mais importantes do ano e que pode aumentar as vendas das lojas online está chegando! Prepare e atualize seu e-commerce com as tendências de pagamentos do mercado para atrair mais clientes e, claro, siga as dicas da Spin!

Um dos períodos mais importantes do ano e que pode aumentar as vendas das lojas online está chegando! Prepare e atualize seu e-commerce com as tendências de pagamentos do mercado para atrair mais clientes e, claro, siga as dicas da Spin!

O Dia do Consumidor é em 15 de março e, durante toda a semana, os e-commerces aproveitam para aquecer as vendas oferecendo descontos para os consumidores. Mas, além disso, é muito importante preparar a loja online para a experiência de compra, da escolha do produto a do meio de pagamento, atenda as expectativas dos clientes.

A Semana do Consumidor, também conhecida como a Black Friday do primeiro semestre, pode ser um período que abre portas para atrair novos clientes, entender o comportamento de compra de quem chega ao seu e-commerce e, claro, aumentar as vendas da loja.

Mas afinal, quando é toda a Semana do Consumidor? Ela ocorre entre 14 e 20 de março, por isso já anote na agenda e prepare sua loja para vender mais! Neste ano, segundo uma pesquisa sobre o Dia do Consumidor, 42% dos entrevistados têm intenção de fazer compras nesta data.

Além de aumentar as vendas, o Dia do Consumidor também é um momento para melhorar o relacionamento com os consumidores e aumentar o ticket médio dos pedidos.

Mas, afinal, como aumentar as vendas do e-commerce? Confira as dicas que reunimos para você seguir durante a Semana do Consumidor!

1. Ofereça Pix para os clientes pagarem as compras

Oferecer diversos meios de pagamento na loja online é uma das principais dicas para aumentar as vendas e atrair mais clientes. E nessa diversidade, é fundamental oferecer Pix para os consumidores que chegam no seu e-commerce.

Isso porque esse meio de pagamento instantâneo é um dos mais usado pelos brasileiros atualmente, além de ser ágil e proporcionar uma experiência de compra super simples. Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com a All In/Social Minere a Bornlogic, 44% dos entrevistados falaram que o Pix é a facilidade que mais apreciam no varejo.

Oferecendo esse método de pagamento, pode ter certeza que os clientes vão pagar com Pix e ficar fidelizados à sua loja online. Adeus abandono de carrinho e altas cobranças das empresas de pagamento!

Para te dar um exemplo de sucesso, temos o Grupo Whirlpool que aumentou as vendas durante a Semana do Consumidor de 2021 usando a solução de Pix da Spin Pay. O crescimento apresentado nas vendas no período, impulsionado pelo planejamento de estratégias também com a VTEX, gerou resultados incríveis, como um faturamento 3,6 vezes maior.

2. Organize descontos para os clientes

A Semana do Consumidor é um período especial e muito esperando tanto por lojistas quanto para consumidores, assim como a Black Friday. Por isso, selecione os itens que são tendências desejadas pelas pessoas hoje em dia e defina descontos para eles. Assim, seu e-commerce ficará mais atrativo por estar oferecendo o que as pessoas estão buscando.

É importante lembrar que quando você oferece Pix como meio de pagamento no checkout, você tem ainda mais possibilidade de aumentar o leque de descontos para os clientes. O motivo? Essa forma de pagamento não tem custos altos para os lojistas que devem ser repassados nos produtos, como ocorre no pagamento por cartão de crédito.

Leia também: Como a forma de pagamento pode ser uma aliada na experiência de compra online?

3. Crie campanhas para divulgar os descontos e os pagamentos

Após integrar o Pix no seu e-commerce e definir os descontos que você vai oferecer para os clientes durante a Semana do Consumidor, é hora de pensar na divulgação! Neste período, é importante criar peças de comunicação, como banners e posts em redes sociais, que mostram os principais produtos que estão em promoção.

Compartilhe com os consumidores os descontos que você está oferecendo para quem paga com Pix logo na primeira página do site, assim é possível começar a compra já sabendo que realmente ela será concluída. Use uma linguagem clara, transparente e, claro, que chame as pessoas para as compras!

4. Invista em uma boa experiência do cliente

Tanto durante as vendas quanto no pós-venda, é fundamental você pensar em como será a experiência do cliente durante as compras. Ah, e claro, a experiência de pagamento também!

O checkout do e-commerce deve ser transparente e user friendly, proporcionando um pagamento seguro e intuitivo, assim como acontece ao pagar com Pix. Os consumidores querem finalizar o pedido rapidamente, realizar pagamentos sem atritos e com muita segurança. Além disso, Pix é sinônimo de segurança para os lojistas também!

Ter uma plataforma de pagamentos que também oferece um bom atendimento pós-vendas para o time do seu e-commerce e para consumidores é um ponto a ser avaliado na hora de escolher uma solução de pagamento digital. Afinal, nada melhor do que resolver os obstáculos sem complicações e de forma que seu cliente saia satisfeito, não é mesmo?

Leia também: Em pesquisa, quase 55% dos e-commerces entrevistados tiveram aumento das vendas após o Pix

Então, qual dessas dicas você pode já riscar da sua checklist para deixar seu e-commerce um sucesso para a Semana do Consumidor? Se você ainda não oferece pagamento por Pix, está mais do que na hora! Planeje-se e entre em contato com o nosso time comercial para ter Pix na Semana do Consumidor e aumentar as vendas.