Pix Saque e Pix Troco: saiba como sacar dinheiro com Pix

Pix Saque e Pix Troco: saiba como sacar dinheiro com Pix

Você já deve ter imaginado um cenário onde há como sacar o dinheiro sem precisar ir ao banco. Agora é possível fazer isso com o nosso querido Pix. Ficou curioso? Vem entender mais!

Você já deve ter imaginado um cenário onde há como sacar dinheiro sem precisar ir ao banco. Agora é possível fazer isso com o nosso querido Pix. Ficou curioso? Vem entender mais!

Por muito tempo, sacar dinheiro foi um pesadelo, até porque a pressa somada às enormes filas são duas coisas que não combinam. Mas o Pix (como herói da história) tem uma solução, ou melhor... duas! Veio aí o Pix Saque e também o Pix Troco, duas novas funcionalidades do Pix, o meio de pagamento instantâneo mais querido do Brasil.

Em primeiro lugar, o que é Pix Saque? O que é Pix Troco? E como usar esses serviços do Pix? Quais as principais regras dessas funcionalidades? Como sacar dinheiro pelo Pix? Com início no final de novembro de 2021, o Pix Saque e Pix Troco são duas funções do Pix apresentadas pelo Banco Central. Se for para resumir, o objetivo principal das funcionalidades é oferecer à população um novo jeito de sacar dinheiro em espécie, além, é claro, de aprimorar e revolucionar a forma de pagamento.

Quanto às outras perguntas, muito além de entender o que é e como funciona o Pix, elas também serão respondidas neste texto. Leia o conteúdo e encontre tudo o que você precisa saber para usar as novidades do Pix da forma correta. Inovar é bom, mas inovar estando por dentro de cada detalhe e com a segurança no bolso é melhor ainda!

Como funciona o Pix Saque?

O Pix Saque permite que as pessoas saquem dinheiro em estabelecimentos comerciais ou demais locais que também ofereçam a função. Assim como tudo no pagamento instantâneo, para usar o Pix Saque os passos são bem simples:

  1. A pessoa que deseja sacar dinheiro através do Pix deve procurar um estabelecimento que ofereça Pix Saque;
  2. Em seguida, deve fazer um Pix para esse mesmo estabelecimento — seja comPix QR Codeou com a chave Pix disponibilizada pelo local;
  3. Após a conclusão do pagamento, o estabelecimento deve dar à pessoa, em dinheiro físico, o valor que foi transferido pelo Pix.

Como funciona o Pix Troco?

Por outro lado, no Pix Troco a proposta é um pouquinho diferente. Sim, apesar de mínima, existe diferença entre Pix Saque e Pix Troco, mesmo que o objetivo seja igual.

Neste caso, na hora em que estiver pagando por algum produto e/ou serviço daquele estabelecimento, a pessoa pode fazer o pagamento com o Pix, adicionando ao valor da compra final o quanto de dinheiro que deseja sacar. Seria como resolver um “problema” com apenas uma medida!

Ah, para não esquecer… tem mais uma coisa que você precisa saber sobre Pix Saque e Pix Troco: existe um limite no valor das transferências, beleza? Durante o dia, é possível realizar transações de, no máximo, 500 reais. Já na parte da noite o valor não pode passar de 100 reais, entre às 20h e às 6h. Essas regras foram estabelecidas pelo Banco Central.

Quem pode usar as novas funções do Pix?

Tanto o Pix Saque quanto o Pix Troco foram feitos para todos os usuários do Pix, logo cabe a cada um deles usá-los ou não. Nesse sentido, também é importante saber que o serviço é gratuito e possui algumas regras a respeito disso.

Pessoas físicas e os MEIs poderão usar Pix Saque ou Pix Troco realizando saques gratuitamente oito vezes ao mês para cada função. Enquanto isso, não há nenhuma taxa a ser cobrada para os locais que oferecem ambas as funcionalidades. E falando neles… veja quais estabelecimentos estão permitidos a oferecer os novos produtos do Pix:

  1. Comércios físicos;
  2. Caixas 24 horas;
  3. Instituições financeiras que contem com rede própria de ATM;
  4. Locais com rede compartilhada de ATM.

Benefícios do Pix Saque e Pix Troco

Para os usuários do Pix, essas novidades são super inovadoras, já que elas trazem aos clientes a possibilidade de sacar o dinheiro de um jeito super simples e acessível. Essa, inclusive, é a maior proposta do Banco Central com as duas funcionalidades, ou melhor, com o Pix. A inclusão financeira é a principal bandeira do meio de pagamento!

E nessa história de sacar dinheiro utilizando o Pix, os comerciantes e os locais que aceitem Pix Saque e Pix Troco também saem ganhando. A cada transação, os locais irão receber uma tarifa que varia de R$0,25 a R$0,95. Mas calma, não precisa se preocupar! Quem paga esse valor é a instituição de relacionamento do usuário que está fazendo o Pix, não o próprio usuário.

No fim de tudo, vale um agradecimento ao Pix: o meio de pagamento simples, rápido e o mais fácil do mercado, né? Agora, graças a esse serviço , as pessoas terão diversas opções para sacar o dinheiro, dizendo adeus às filas e burocracias. Valeu, Pix!

Com a informação na palma da mão e com a tecnologia do Pix não tem como errar. Vem para a nossa Newsletter e acompanhe tudo o que acontece no universo do pagamento instantâneo. Assine aqui embaixo!