Pular navegação

Existem diferenças entre o Pix para PF e Pix para empresas?

O novo meio de pagamentos poderá ser usado para receber e realizar pagamentos e transferências tanto por pessoas quanto por empresas, com algumas pequenas diferenças.

Para que serve o Pix: imagem mostra jovem de óculos e jaqueta jeans, atrás de um balcão de café, olhando para o telefone

O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central. Ele será lançado no Brasil no mês de novembro e todas as instituições com mais de 500 mil clientes deverão oferecer como serviço. 

Ele poderá ser usado tanto por clientes pessoa física quanto pessoas jurídicas que tiverem uma conta em uma das instituições que oferecem esse meio de pagamento. Com o Pix, será possível fazer e receber pagamentos e transferências de maneira instantânea e a qualquer momento – ele estará disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Na prática, a finalidade do Pix é a mesma tanto para usuários pessoa física quanto para empresas: enviar e realizar pagamentos com mais disponibilidade e rapidez. Entretanto, existem quatro pequenas diferenças entre o Pix para empresas e para pessoas físicas:

1. Custo

Para pessoas físicas, é obrigatório que o Pix seja totalmente gratuito – as instituições financeiras não podem cobrar pelo recebimento ou realização de transferências ou pagamentos usando o Pix.

Para empresas, isso é diferente: esses usuários poderão ser cobrados. Ainda não se sabe quanto e nem pelo quê, mas, no regulamento do Pix, o Banco Central especifica que pessoas jurídicas podem ser cobradas, a depender da decisão de cada instituição financeira. (No Nubank, o Pix para empresas também será gratuito).

2. Número de chaves 

Embora não exista um limite total de chaves do Pix que cada usuário, seja pessoa física ou pessoa jurídica, pode cadastrar em contas, existe um limite por conta que varia entre esses usuários.

Basicamente, usuários pessoa física podem registrar até cinco chaves do Pix por conta, enquanto pessoas jurídicas podem registrar até 20.

Isso vale para todos os tipos de chaves que podem ser cadastrados: e-mail, número de celular, CPF, CNPJ ou chave aleatória.

Veja tudo sobre as chaves Pix. 

3. CPF e CNPJ como chaves

Uma diferença simples que se aplica também ao Pix é em relação aos dados que podem ser adicionado como chave do Pix: CPF e CNPJ. No caso de pessoas físicas, além de e-mails e telefone celular, elas podem adicionar o seu próprio CPF como chave. 

Empresas não podem registrar o CPF de seus sócios, por exemplo, como chaves do Pix – apenas o CNPJ sob o qual a empresa está registrada. O mesmo vale para o contrário: pessoas físicas não podem registrar o CNPJ de empresas das quais são sócias como chaves.

4. CNPJ é visível para todos

Ao fazer um pagamento ou transferência para uma empresa usando uma chave Pix, no momento de confirmar a transação, o CNPJ do recebedor fica totalmente visível para quem está fazendo o pagamento. 

Isso não acontece com o CPF de um usuário pessoa física que receberá uma transferência: apenas alguns dígitos do CPF são mostrados – o restante é mascarado para garantir a privacidade do recebedor.

Pix para empresas

No geral, o Pix funcionará da mesma maneira para usuários pessoa física e pessoa jurídica. Para esse segundo, as vantagens de usar o Pix são ainda maiores: 

  • Recebimento instantâneo: com o Pix, os pagamentos são processados e recebidos em até dez segundos diretamente na conta à qual aquela chave ou QR Code estão vinculados; não é necessário esperar alguns dias úteis, como hoje acontece com boleto e cartão de débito, por exemplo;
  • Custos mais baixos: o Pix é um meio de pagamento com custos menores que os demais (e no Nubank, será gratuito também para empresas); além disso, com o Pix será possível receber mesmo sem ter uma maquininha de adquirente;
  • Maior controle do fluxo de caixa: com valores sendo recebidos na hora e menos taxas, o controle do fluxo de caixa fica mais fácil e simples.

Veja todas as vantagens do Pix para empresas e tudo sobre este meio de pagamento.

Ainda não conhece o Pix? Saiba tudo sobre ele.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.