Omnichannel: saiba o que é e como usar a estratégia

Omnichannel: saiba o que é e como usar a estratégia

Aprimorar a experiência do cliente com a interligação e o uso simultâneo de diferentes canais de comunicação é a nova tendência do varejo, por isso você não pode ficar de fora do assunto. Vem com a gente que vamos explicar tudo sobre omnichannel!

Aprimorar a experiência do cliente com a interligação e o uso simultâneo de diferentes canais de comunicação é a nova tendência do varejo, por isso você não pode ficar de fora do assunto. Vem com a gente que vamos explicar tudo sobre omnichannel!

O funcionamento do varejo está em constante transformação, assim como os hábitos de consumo e de vida dos consumidores no Brasil. Nesse contexto, a estratégia omnichannel entra para provar que é preciso inovar em todos os lados, inclusive em um dos quesitos mais importantes do e-commerce: a experiência do cliente

Então, vamos explicar o que é omnichannel, como usar e os benefícios para o seu negócio. Essa estratégia surgiu da necessidade de uma comunicação integrada e interligada entre o online e offline para atender a demanda de uma jornada do cliente completa, sem barreiras ou atritos entre os meios, e, claro, aumentar a conversão de vendas. Acompanhe o texto!  

O que é omnichannel? 

Para definir o significado de omnichannel, vamos começar entendendo a origem da palavra. O prefixo "omni" quer dizer, em Latim, o sentido de tudo; e o termo "channel", traduzido do inglês para o português, é a palavra canal. Em interpretação livre, é o sentido de todos os canais. 

Sabendo disso, podemos dizer, então, que omnichannel é uma estratégia de vendas baseada no uso simultâneo e interligado de múltiplos canais de comunicação, online e offline, com o objetivo de oferecer a melhor experiência de compras para o cliente. 

Mas a estratégia por trás da palavra vai mais além. A ideia é criar profundidade nessa ligação entre canais, em uma conexão constante do consumidor com a sua marca a partir dos meios de comunicação que ele mais utiliza e confia. 

Vamos a um exemplo: o cliente pode consultar a disponibilidade de um produto específico na loja física por meio de um aplicativo, realizar a compra online e escolher a forma de entrega ou retirada no endereço. Ou seja, um canal ajuda o outro a estreitar a relação e melhorar a experiência de compra como um todo. 

Quais os benefícios da estratégia omnichannel?

Tem se falado tanto sobre omnichannel no universo do varejo simplesmente porque os benefícios da estratégia são fundamentais para ganhar destaque em um mercado tão competitivo, com consumidores cada vez mais exigentes. 

Transformar a jornada de compra em uma experiência única é um desafio, principalmente em um cenário em que as ferramentas de tecnologia estão ganhando mais força. A inovação faz parte da evolução e, por isso, uma nova e mais completa maneira de fazer compras é tão necessária para atrair um usuário. 

Com clientes mais satisfeitos com a experiência que o seu negócio oferece, crescem as oportunidades de fidelização, de mais vendas e de melhorar a imagem e reputação da marca. 

Como colocar em prática no e-commerce? 

Para a estratégia de omnichannel, o loja física e virtual devem ser uma coisa só. Todos os canais devem estar integrados, desde os meios de pagamento até a entrega das compras. 

Por isso, as ações práticas que varejistas de e-commerce podem implementar envolvem inúmeras possibilidades de integração. Confira algumas: 

  • Disponibilizar a compra pelo site e retirada na loja física; 
  • Sincronizar o estoque da loja virtual com a loja física, facilitando a consulta do cliente; 
  • Troca e devolução na loja física, com voucher para utilização no e-commerce; 
  • Na loja física, compra de produtos não disponíveis no momento em estoque, mas com acompanhamento online e recebimento em casa. 

Agora, você já sabe o que é essa tendência de estratégia e a importância para o seu negócio, então invista em ferramentas que vão te auxiliar em todo o processo.