Meios de pagamento: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Meios de pagamento: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Vamos te contar quais são os tipos de pagamento digital mais populares, porque é importante para o seu negócio diversificar os métodos e quais as principais tendências desse universo. Acompanhe tudo no texto abaixo!

Meios de pagamento: um guia completo

As diversas formas de pagamento também fazem parte da nova era da inovação digital, com destaque para os meios de pagamento online. Existe uma transformação na sociedade e no mercado, e a busca por soluções de pagamento mais ágeis, fáceis e tecnológicas está cada vez maior.

Quer saber quais são os tipos de pagamento digital, por que diversificar os métodos de pagamento é tão importante para o e-commerce, qual o futuro desse mercado e muito mais? Acompanhe o texto e descubra!

Afinal, não estamos falando apenas sobre inovação, mas, sim, sobre a melhor forma de atrair e fidelizar os consumidores para o seu negócio. Logo, a conclusão é simples: lojas virtuais que oferecem métodos e serviços de acordo as tendências conquistam mais clientes e, por consequência, o sucesso.

O que são formas de pagamento e quais os principais tipos?

Opções para implementar as formas de pagamento no e-commerce

Por que é importante diversificar as formas de pagamento?

Qual o futuro dos meios de pagamento para e-commerce?

O que são formas de pagamento e quais os principais tipos? 

Os meios de pagamento são as diferentes alternativas para o cliente finalizar uma compra: Pix, dinheiro físico, cartão de crédito e débito, transferência bancária, entre outros. Como varejista no universo virtual, é importante oferecer várias opções para o consumidor e entender qual é a forma de pagamento favorita dos seus clientes.

O resultado é um e-commerce mais acolhedor, com foco em uma experiência do consumidor completa, um aumento na base de clientes, maior taxa de conversão e, por fim, mais segurança para as jornadas de compra.

Seja nos meios de pagamento online, à vista ou instantâneos, é fundamental focar no que realmente importa: o cliente satisfeito. Assim, vamos começar te apresentando quais são as principais formas de pagamento disponíveis no mercado. 

1. Pix

O Pix é um meio de pagamento instantâneo, simples e inovador e em pouco mais de um ano, sua aceitação triplicou no e-commerce. Quase 60% das lojas online já contam com o Pix! 

Para o varejo, as vantagens dessa forma de pagamento são imensas, já que o Pix traz um sistema mais inclusivo, menos burocrático e mais agilidade. Diferente dos boletos, o pagamento é aprovado na hora que a transação é feita, independente do dia da semana ou horário.

Mas como o Pix funciona? A transferência pode ser realizada a partir do aplicativo da instituição financeira de preferência do consumidor, por meio de uma chave Pix (e-mail, CPF, CNPJ ou código gerado aleatoriamente) ou QR Code (apontando a câmera do smartphone).

Dentro do e-commerce, usar o Pix é igualmente simples. Com Pix Checkout - solução criada pela NuPay for Business -, é possível integrar o método de pagamento a partir de um ecossistema que reúne um layout intuitivo e seguro, otimizando a jornada do cliente e diminuindo as burocracias. 

2. Cartão de crédito ou débito 

Mais tradicional, o pagamento pelo cartão de crédito ou débito está entre as formas  mais populares entre os brasileiros até então, uma vez que os cartões são parte da rotina de compras no geral. 

O uso é intuitivo e versátil, permitindo compras à vista ou parceladas para clientes. Já para os varejistas, as taxas operacionais de liquidação e de antecipação desse meio de pagamento são mais elevadas e menos atrativas. 

Os riscos de fraude também são mais altos, principalmente quando se fala em cartões de débito, diminuindo a aceitação dessa forma de pagamento no e-commerce.

Mesmo com a aprovação rápida, os índices de conversão e desistência da compra também são pontos a serem considerados, já que dependem do limite de crédito do consumidor, bandeira do cartão e bancos aceitos pela plataforma. 

3. Boleto bancário 

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados pelas pessoas, principalmente por conta da sua acessibilidade. 

Com ele, o cliente não necessita ter conta em nenhum banco específico e pode realizar o pagamento em uma lotérica, agência bancária ou até mesmo pelo aplicativo do banco de preferência. 

Para o lojista, além da dinâmica mais lenta de aprovação e conciliação, a demora para liquidar, deixando o estoque parado, existe também uma taxa de emissão e o uso de ferramentas específicas para a transação, que tornam essa forma de pagamento menos prática e ágil. 

4. Transferência bancária

Durante muito tempo, o envio de pagamentos entre contas e pagamentos era feito apenas por TED e DOC, sendo ainda uma possibilidade para oferecer ao cliente no e-commerce. 

Essas transações possuem limitação de horário e valor, somadas às taxas agregadas a cada uma delas, adicionado ao valor transacionado. 

5. NuPay 

A nova solução de pagamentos criada pela NuPay for Business é um novo jeito de fazer compras no crédito e débito no e-commerce, mirando em uma experiência ainda mais inovadora e segura aos clientes do Nubank. 

Mas como funciona o NuPay? De forma simples e rápida, o pagamento é feito diretamente no aplicativo do Nu, sem a necessidade de digitar os dados bancários no ambiente do e-commerce. O cliente pode escolher entre usar o débito em conta ou o crédito parcelado em até 24 vezes sem juros. 

Para os varejistas, os benefícios do NuPay vão de reduzir os custos operacionais, a oferecer reconciliação simplificada, além de aprovar os pagamentos na mesma hora. O NuPay ainda aumenta o poder de compra, uma vez que pretende disponibilizar um limite de crédito adicional para os clientes. 

Opções para implementar as formas de pagamento no e-commerce

Adotar um meio de pagamento para o seu e-commerce exige um sistema e é dessa etapa que vamos falar aqui. De encontro com os princípios de experiência do cliente na loja virtual, a tecnologia que vai tornar possível o pagamento digital para o seu negócio também deve garantir comodidade e segurança. 

Hoje, existem três opções no mercado e abaixo te explicamos como cada uma delas funciona, para facilitar a sua escolha. 

1. Gateway ou plataforma de e-commerce 

Os gateways de pagamento funcionam como as maquininhas de cartões nas lojas físicas. O cliente seleciona a bandeira do cartão, insere os dados, e o sistema verifica se há saldo. Com a compra autorizada, o dinheiro da venda entra diretamente na conta bancária escolhida pelo gestor do e-commerce. 

Nesse caso, tudo acontece na mesma página, o que faz com que o cliente permaneça no site por mais tempo. Para isso, você vai precisar cadastrar bancos e operadoras de cartão - e esse processo pode levar mais tempo e ser mais caro.

Os gateways também podem oferecer as opções de boleto bancário, Pix ou transferências além do cartão de crédito. Em alguns casos, as plataformas de e-commerce possuem os gateways embutidos, como a plataforma VTEX.

2. Integração direta via API

Nessa ferramenta, a loja virtual tem um canal de integração direta com as operadoras de cartão de maneira simples, por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicativos, tradução para Application Programming Interface).

Esse método de interligar sistemas consiste em uma padronização das conexões e do compartilhamento de informações. Mas, nessa opção de implementar as formas de pagamento, o varejista é o responsável pela checagem da viabilidade de compra do cliente. 

Apesar do menor custo para operações, leve em conta que a segurança das transações será toda por sua conta, fazendo necessária uma infraestrutura potente de tecnologia interna e um time técnico disponível para fazer a integração. 

3. Intermediadores 

Como o próprio nome já diz, são empresas que fazem a intermediação do pagamento recebido pelo seu e-commerce. Quando a compra é realizada, o cliente é redirecionado ao site do intermediador para concluir com a forma de pagamento desejada.  

Cada transação tem uma taxa para o varejista e todos os processos de análise de crédito e segurança da compra ficam por conta da empresa terceirizada. Qualquer divergência é rapidamente barrada pelo sistema. 

Por que é importante diversificar as formas de pagamento?

O primeiro e principal motivo é simples: múltiplos meios de pagamentos aumentam as taxas de conversão de vendas e a satisfação dos clientes, e fortalece ainda mais o movimento de inclusão financeira.

Nesse contexto de transformação digital que vem acontecendo no mundo, o e-commerce brasileiro também se fortaleceu: só em 2021, o faturamento subiu 48,41% em relação ao ano anterior. Por isso, com tanto dinheiro sendo movimentado, é preciso redobrar a atenção aos meios de pagamento que serão oferecidos para a compra online. 

Nesse cenário, a tecnologia se torna a principal aliada, facilitando tanto para o lojista quanto para o consumidor. E uma boa experiência do cliente, no e-commerce, está diretamente ligada aos métodos de pagamento disponibilizados. 

A variedade nas opções de pagamento torna o ambiente da loja digital mais atrativo, e, quanto maior a facilidade, a agilidade e a segurança na hora de finalizar a compra, menor o abandono de carrinhos. 

Qual o futuro dos meios de pagamento para e-commerce?

Para a NuPay for Business, o futuro é agora! As formas de pagamento variadas, democráticas e simplificadas já fazem parte da realidade de centenas de varejistas e trabalhamos diariamente para que alcance um número cada vez maior de pessoas. 

E vamos adiante: o comportamento de compra do consumidor também está em constante mudança, assim, ficar por dentro das tendências desse mercado fará com que seu negócio esteja sempre um passo à frente. 

Além das nossas plataformas de pagamento, que fazem parte dessa revolução, vamos citar outras práticas que já funcionam mundo afora e adiantar o que está por vir, com tecnologias e ideias inovadoras que, aos poucos, vêm ganhando espaço. Sendo elas:

1. Buy Now, Pay Later

Conhecida também como BNPL, é uma nova forma de pagamento que, como o nome já diz, consiste em "comprar agora, pagar depois". Essa solução independe de instituições financeiras e permite que o consumidor adie um pagamento sem pagar juros por isso. 

A tecnologia e a inteligência artificial são as responsáveis por viabilizar esse meio de pagamento. A análise de crédito é totalmente digital e permite o acesso facilitado a compras, sem intermediários de instituições financeiras. 

Essa tendência é bastante popular no exterior e vem aparecendo no mercado brasileiro de forma adaptada. Na prática, funciona como um empréstimo para que o consumidor pague via Pix com um taxa de juros, diferentemente dos modelos internacionais. 

2. E-wallets 

Um aplicativo que armazena todos os seus dados para pagamento, como cartões de crédito, débito - e, em alguns casos, até dinheiro -, é uma das maiores tendências para os meios de pagamento. 

Os e-wallets, ou carteiras digitais, necessitam de apenas de um celular, smartwatch ou qualquer outro dispositivo digital para realizar a transação. 

É um método simples, rápido e seguro, já que todos os dados são criptografados por mecanismos de proteção, então a loja virtual (ou física) não tem acesso às informações. 

3. Criptomoedas 

Bitcoin, Etherium, entre outras criptomoedas farão parte do futuro dos meios de pagamento nas lojas virtuais. Esse dinheiro eletrônico ganhou adeptos pelo mundo e chega até os varejistas por ser um ativo financeiro com baixa tarifa e ausência de impostos. 

No entanto, ainda não possui uma instituição de controle e não há intermédio de sistemas bancários para a sua movimentação, por isso existem ressalvas para o seu uso. 

Você já conhecia todos esses termos e detalhes sobre o universo dos meios de pagamento para e-commerce? Eles são peças-chave para o sucesso das compras online. Quando interligados a tecnologias funcionais e de acesso democrático, garantem mais tranquilidade para o lojista (que não precisa se preocupar com o fluxo das transações financeiras), ao passo que proporciona uma experiência única para quem está do outro lado da moeda: os clientes finais. 

Soluções simplificadas, com pagamento fácil e seguro são as maiores tendências do e-commerce e saber tudo sobre elas é o primeiro passo para conquistar cada vez mais consumidores para a sua loja.

Para ficar por dentro das novidades desse universo, acompanhe o nosso blog!