Meios de pagamento online: 10 dicas para escolher a melhor opção para o seu e-commerce

Meios de pagamento online: 10 dicas para escolher a melhor opção para o seu e-commerce

Se você quer saber como aumentar as vendas do seu e-commerce, oferecer meios de pagamento de qualidade é a primeira dica. Leia o texto para entender como escolher o melhor!

Se você quer saber como aumentar as vendas do seu e-commerce, oferecer meios de pagamento de qualidade é a primeira dica. Leia o texto para entender como escolher o melhor!

Plataformas de pagamento ágeis, assim como meios de pagamento online que proporcionam a melhor experiência para os clientes, têm feito a diferença nos e-commerces. Não à toa, o setor cresceu 26% em 2021 quando comparado ao ano de 2020, segundo o Relatório sobre o Comportamento do Consumidor, realizado pela Social Miner.

E tem mais informação para você, varejista! Além do varejo online assistir a esse crescimento, para os próximos anos a tendência é que o faturamento das lojas online continue aumentando. E se você quer saber como aumentar as vendas do e-commerce, as formas de pagamento podem ser grandes aliadas, a exemplo do Pix.

Por isso, preparamos um checklist com dicas para te ajudar a escolher o melhor meio de pagamento online para o seu e-commerce. Pegue o papel, a caneta e venha com a gente!

1. Checkout com integração simples

Escolher um meio de pagamento é bom, mas conectar a nova solução ao seu e-commerce com praticidade é essencial. Esse é o processo de integração, que torna a solução de checkout parte do seu site. Quanto mais simples a integração, melhor para o varejista, já que isso evita problemas desnecessários. O processo pode acontecer através de plataformas de e-commerce, como a VTEX ou via API, por meio da Oracle ou Magento.

Não esqueça de checar isso antes de escolher uma forma de pagamento nova.

2. Tarifa do meio de pagamento

Um ótimo produto e preço acessível é a união que o varejista precisa. Antes de escolher a forma de pagamento online da sua loja, avalie o custo operacional em oferecê-la. Verifique se a solução tem um preço mensal, tarifa de adesão ou apenas uma tarifa a cada transação de pagamento aprovada. Tarifas mais baixas trazem uma liberdade maior para oferecer promoções e descontos para os consumidores, atraindo novos clientes para a sua loja!

O Pix da Spin, por exemplo, conta apenas com a tarifa por transação de pagamento aprovada, além de ser a menor do mercado! Descubra entrando em contato com o nosso time.

3. Entenda o seu público

Para escolher a melhor forma de pagamento online do seu e-commerce é preciso considerar o seu nicho de mercado, ok? Qual é a idade do seu público? Como os clientes preferem pagar? Depois fica mais fácil avaliar qual dos meios de pagamento faz mais sentido para a sua estratégia de vendas como um todo, evitando investimentos que não tragam retorno.

Nesse contexto, além de todos os benefícios do Pix, a forma de pagamento ainda possibilita a entrada de um público que antes não tinha acesso às compras online.

4. Experiência do usuário

Antes de fechar negócio, faça um teste na solução de pagamentos online que você quer implementar no seu e-commerce. É importante entender se o gateway de pagamento vai proporcionar uma experiência amigável para os seus clientes, apresentando uma jornada de pagamento simples, com uma interface minimalista, processo super intuitivo e com prevenção de erros.

Meios de pagamento ágeis e seguros na mesma proporção, como o Pix, são grandes atrativos para clientes e pagar em segundos e receber o pedido em poucos dias é uma tendência cada vez mais forte no varejo.

5. Segurança do meio de pagamento online

Uma experiência boa para os consumidores é sinônimo de segurança durante o pagamento online. Os dados envolvidos numa compra são sensíveis e contar com uma solução de pagamentos que seja cautelosa com isso é fundamental. Um sistema antifraude, proteções contra chargebacks, autenticação de dois fatores e criptografia são alguns exemplos de práticas seguras.

6. Ferramentas para gestão

Traga para o seu e-commerce uma plataforma de pagamentos online completa! Além de um produto de qualidade, focado em uma experiência única para o cliente, também é importante pensar em funcionalidades que atendam o lado interno do seu varejo.

Há soluções que facilitam o trabalho operacional, como o relatório de vendas, relatório de conciliação de pagamentos e muito mais. Tudo isso te ajuda com a parte analítica do seu negócio, acertando cada vez mais no crescimento das suas vendas.

7. Confira o suporte e atendimento

Quando o assunto são os meios de pagamento online, escolha uma solução que ofereça um suporte, um canal de comunicação acessível para resolver pequenos impasses do dia a dia ou até mesmo para otimizar os processos de negociação entre as partes etc. Além disso, umtime de Sucesso do Clientebem capacitado pode ser peça chave para o aumento das vendas do seu varejo online.

8. Compatibilidade com seu modelo de negócio

Veja se a plataforma de pagamento online que você deseja implementar no seu negócio se encaixa no modelo que você trabalha. Por exemplo, um marketplace ou um dropshipping, muitas vezes não é compatível com algumas soluções de formas de pagamento. Confira se a empresa de pagamentos fornece essa compatibilidade para a sua loja.

9. Especialista no meio de pagamento

Esse tópico é fundamental para obter sucesso nas vendas quando contratar uma nova forma de pagamento para o e-commerce. Um parceiro que seja especialista traz vários benefícios para a loja, como conhecimentos de boas práticas, entendimento sobre a parte técnica e um time que saiba o que o consumidor deve ou não com o serviço de pagamentos. Além disso, tem também todo o trabalho desenvolvido para a conversão de vendas a partir daquele método de pagamento.

Clique e confira 8 motivos para contratar uma empresa especialista em Pix para seu e-commerce

10. Taxa de conversão de vendas

O meio de pagamento converte mais vendas? Você consegue ver esses resultados em cases de sucesso? Se a resposta for sim, vale a pena apostar nesse método de pagamento. Se a modalidade pode impactar positivamente a conversão de vendas da sua loja chegou a hora de investir.

Leia e descubra como o Pix dobrou a meta de vendas na Level Up!

Uma forma de pagamento ágil, otimizada, simples, que traz resultados e também é útil para o cliente é tudo o que um varejista precisa! Compartilhe este conteúdo com o time de e-commerce do seu negócio e tire do papel o desejo de alavancar as suas vendas. Que tal começar por esse checklist? Escolha a sua nova forma de pagamento sem erros!