BNPL: conheça a forma de pagamento a prazo popular no exterior

BNPL: conheça a forma de pagamento a prazo popular no exterior

BNPL, abreviação para Buy Now Pay Later, é uma forma de pagamento popular fora do Brasil e permite que compras feitas agora sejam pagas depois. Ficou curioso? A NuPay for Business te explica tudo sobre o tema!

BNPL: conheça a forma de pagamento a prazo popular no exterior

Buy Now Pay Later (BNPL) é um modelo de pagamento para e-commerce, na mesma categoria de meios de pagamento online, como o Pix e o NuPay. Mas, diferente desses últimos, o BNPL foi criado no exterior, especialmente para atender a demanda do mercado internacional. 

Partindo desse ponto, você já parou para pensar quantas compras não são efetuadas por falta de saldo ou limite de crédito? Esse índice é bastante alto, por isso o mercado vem buscando cada vez mais soluções para aumentar a conversão de vendas e o poder de compra das pessoas. 

Assim, o BNPL é um dos caminhos que os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e a Europa como um todo encontraram para resolver esse problema. O meio de pagamento permite ao consumidor comprar agora e pagar depois, com a opção de parcelamento do valor. Continue acompanhando o texto para saber ainda mais!

Como funciona o Buy Now Pay Later (BNPL)?

Para simplificar, o BNPL é uma forma de pagamento a prazo, sem vínculos com instituições financeiras, em que o cliente pode realizar uma compra sem pagar por ela na hora. 

Mas como funciona o Buy Now Pay Later? É possível notar, a partir de empresas que oferecem esse meio de pagamento, como a Afterpay, Klarna e Affirm, que os termos e condições variam, mas, em geral, o pagamento via BNPL pode ser feito sem juros, à vista ou parcelado, durante um determinado período, entre 30 dias e 12 meses. 

Na prática, as operações seguem a seguinte lógica: 

  • Ao finalizar a compra no e-commerce, o usuário seleciona a opção de BNPL como forma de pagamento;
  • A análise dos dados é feita online e, caso seja aprovado, o cliente faz o pagamento de um valor parcial da compra, em torno de 25% do total;
  • Por fim, o restante do pagamento pode ser feito em parcelas, com prazos que variam de acordo com cada loja ou administradora da ferramenta. 

O BNPL é uma forma de pagamento sem juros para poucas parcelas, porém, o consumidor precisa pagar pela compra dentro do prazo estipulado, para que não haja cobranças adicionais. O atraso no pagamento também pode afetar o score de crédito do cliente.

Diferentes países, diferentes costumes 

Por incrível que pareça, no exterior não existe o hábito de parcelar pagamentos e os cartões de crédito não permitem compras parceladas. O máximo que pode ser feito é a divisão da fatura total, com uma alta cobrança de juros. Assim, o Buy Now Pay Later surgiu para suprir essa necessidade de pagamento, proporcionando mais opções ao cliente, tanto no e-commerce como em lojas físicas. 

No Brasil, por outro lado, o cenário é diferente! Os tradicionais cartões de crédito permitem o parcelamento e são bastante utilizados. 

Pensando em melhorar as experiências de pagamentos no mercado brasileiro e suas devidas necessidades, a NuPay for Business lançou o NuPay. Apesar de não ser um meio como Buy Now Pay Later, o novo método de pagamento é exclusiva para clientes Nubank e foi pensado à realidade do país, sendo mais uma alternativa de parcelamento e uso do limite de crédito, mas de maneira mais segura, por não utilizar os dados do cartão de crédito. 

São diversas vantagens da solução de pagamento para os varejistas, desde a redução nos custos operacionais, agilidade nos processos até maior conversão de vendas, que colaboram diretamente para o sucesso dos e-commerces no país.  

Para os clientes, a praticidade, rapidez e a segurança do uso de cartões de débito e crédito como meios de pagamento nas compras online são os principais fatores que fazem do NuPay a melhor experiência de pagamentos para as lojas virtuais. 

Além de ser à prova de fraudes, o método de pagamento contribui para o movimento de inclusão financeira, maior poder de compra e mais acesso ao crédito, já que pretende disponibilizar um limite de crédito adicional para as pessoas utilizarem a ferramenta. 

Como a gente sempre diz por aqui: o futuro é agora! Por isso, a NuPay for Business está pronta para revolucionar o seu e-commerce, da maneira mais prática, segura e inovadora possível. Quer saber mais detalhes? Entre em contato com a gente!