5 dicas para lidar com estorno de pagamento no e-commerce

5 dicas para lidar com estorno de pagamento no e-commerce

O estorno de pagamento é inevitável no e-commerce, então por que não olhar com cuidado e se preparar para lidar melhor com os processos desta operação? Por isso, preparamos dicas que vão te ajudar a enfrentar as devoluções e tirar de letra o assunto.

O estorno de pagamento é inevitável no e-commerce, então por que não olhar com cuidado e se preparar para lidar melhor com os processos desta operação? Por isso, preparamos dicas que vão te ajudar a enfrentar as devoluções e tirar de letra o assunto.

É inevitável. Lidar com o estorno de pagamento faz parte das atividades básicas do e-commerce. Desde problemas com o produto, devoluções e até fraudes podem acontecer e você não precisa desanimar quando uma situação começa aparecer. 

O que nem todo mundo sabe é que existem algumas maneiras de se preparar melhor para enfrentar os processos da operação e, aqui, preparamos cinco dicas que vão te ajudar a encarar o estorno de pagamento. O cliente e o ecossistema de funcionamento da loja agradecem. 

1. Tenha regras e políticas claras para o estorno de pagamento

Comece pelo mais importante: deixar todas as etapas, exemplos e requisitos muito bem explicados ao cliente desde o primeiro contato dele com uma compra na sua loja. 

Ele precisa saber quais são as condições em que o estorno pode ser solicitado, além dos sete dias que são garantidos por lei, quanto tempo o reembolso demora e todos os prazos e contextos em que se aplicam. 

2. Invista em um mecanismo antifraude 

Ter segurança no e-commerce nunca é demais. Investir em sistemas que vão garantir processos mais seguros faz parte de uma estratégia que pode ajudar a evitar futuros problemas e diminuir os casos de estorno por fraude ou possíveis golpes. 

Essa dica se aplica principalmente aos mecanismos de segurança das plataformas no checkout de pagamento das compras, onde está a raiz da maioria dos casos. 

3. Conheça os prazos de devolução das operadoras 

Como melhorar a gestão de um estorno para manter um bom relacionamento com o cliente? Conhecendo exatamente como funcionam os prazos das operadoras envolvidas no processo.

Muitas vezes, quando o consumidor solicita um estorno, ele não está disposto a esperar por muito tempo ou quer ter as respostas mais rápidas possível. Por isso é tão importante saber quanto tempo cada etapa vai levar para ser concluída, assim as chances de gerar uma frustração são menores e ele pode voltar a comprar na sua loja em outra oportunidade. 

4. Diversifique as formas de pagamento no e-commerce

Essa dica vale ouro e pode ser a chave para o sucesso do seu negócio! Quando um e-commerce oferece diversas formas de pagamento, todo mundo sai ganhando. 

Além de aumentar a probabilidade de fechar uma venda, já que dá maior flexibilidade no pagamento para o cliente, também é uma maneira de assegurar que o processo de checkout seja eficaz, evitando mais casos de estorno. 

5. Utilize sistemas facilitadores 

Pode parecer óbvio, mas organizar bem todas as logísticas que envolvem uma compra faz toda a diferença. O uso de sistemas operacionais e plataformas de pagamento adequadas possibilitam maior facilidade nos processos. Tudo o que você precisa para lidar com as operações do dia a dia, né? 

O estorno de pagamento é muito importante para um e-commerce. Quando tudo sai como esperado, o resultado é um cliente satisfeito. Então, para não ter imprevistos, siga essas dicas!