O que é chave Pix e como cadastrar?

O que é chave Pix e como cadastrar?

Existem quatro tipos de chave Pix e todas elas fazem a mágica acontecer, mostrando o melhor do universo dos meios de pagamento: a praticidade e agilidade. Acompanhe o texto para entender tudo sobre as chaves do Pix!

Existem quatro tipos de chave Pix e todas elas fazem a mágica acontecer, mostrando o melhor do universo dos meios de pagamento: a praticidade e agilidade.

Não há nada melhor do que contar com soluções de pagamento que tornam os nossos dias mais fáceis. A chave do Pix e a forma de pagamento instantâneo do Banco Central como um todo são essas soluções.

Pensado para transformar a maneira como fazemos transferências e pagamentos, o Pix é uma das tendências para o varejo em 2022 e tem uma arquitetura super inovadora. Na construção desse meio de pagamento do Banco Central, as chaves Pix são as grandes responsáveis por abrir várias portas.

Além do QR Code Pix e do Pix Copia e Cola, saber quais são os tipos de chave Pix, como a chave aleatória Pix, CPF ou e-mail, também é importante para que tudo funcione perfeitamente e para evitar erros.

Ainda tem dúvidas de como usar a chave Pix, qual é a melhor chave Pix ou quantas chave Pix você pode ter? Leia o conteúdo para saber mais e veja como é fácil pagar com esse método de pagamento!

O que é chave Pix e para que serve?

Entre pessoas físicas e pessoas jurídicas, passam de 100 milhões a quantidade de usuários que já realizaram um pagamento ou transferência pelo Pix. Enquanto isso, a quantidade de chaves Pix registradas somam mais de 380 milhões. Tem muita chave Pix para contar história!

De forma literal, a chave Pix pode ser o número do seu CPF, CNPJ, celular ou e-mail, além de também ser um conjunto de letras e números que formam um código aleatório, conhecido como “chave aleatória do Pix”. A função da chave Pix é ser o canal que possibilita a identificação de todas as pessoas que usam o serviço de pagamento instantâneo.

Como usar a chave Pix?

A chave do Pix facilita os pagamentos e transferências realizados a partir deste serviço. Nas transferências, por exemplo, seria como se as chaves substituíssem dados como número da conta, agência, etc. Basta passar uma das opções criadas de chave Pix para a pessoa que vai fazer um pagamento ou transferência para você. Assim, ela busca a chave pelo aplicativo do banco e realiza a transação rapidinho, mesmo que ela própria não possua uma chave cadastrada!

Tipos de chave Pix

Você já ouviu falar que uma porta pode ser aberta com diferentes modelos de chave? Ok, pode parecer difícil na vida real, mas quando o assunto é Pix isso já é parte da realidade! Para usar a forma pagamento instantâneo, existem quatro tipos de chaves Pix. Entre elas está a chave aleatória Pix, o CPF ou CNPJ em casos de Pessoa Jurídica, o e-mail e o telefone. Ainda curioso para saber qual é a melhor chave Pix? Continue no texto!

Quantas chaves Pix eu posso ter?

Mesmo com tantos tipos e apesar de todas terem a mesma função, uma chave não exclui a outra. Enquanto uma pessoa física pode ter até cinco chaves cadastradas por conta, para as pessoas jurídicas esse número aumenta para 20. Essa é uma decisão livre, você pode usar apenas uma ou optar por mais opções. O Pix dá ao usuário o poder de escolha e deixa tudo simples e prático.

Como cadastrar a chave Pix?

Para cadastrar uma chave Pix é bem simples e intuitivo! Basta acessar o aplicativo da instituição financeira que você utiliza e procurar por “Pix” ou “Área Pix”. Depois, é só escolher qual ou quais tipos de chave Pix você deseja criar e inserir os dados que correspondem ao modelo selecionado.

Já para apagar uma chave que foi criada, o processo também não tem segredos. Dentro do seu aplicativo, procure por “Minhas Chaves Pix” (ou um campo com frase parecida) e selecione a chave que deseja excluir. Pronto, tão rápido quanto cadastrar uma nova chave!

Posso ter chave Pix em bancos diferentes?

Sim, pode. Em todas as contas bancárias é possível criar até cinco tipos de chaves. O que não pode é cadastrar uma mesma chave Pix em contas diferentes. Ou seja, se você usa o seu CPF na conta X, não pode cadastrá-lo novamente na conta Y. Mas, caso deseje transferir a chave que está cadastrada em um banco para outro banco, é necessário fazer a portabilidade da chave, permitindo a troca.

O que é chave aleatória do Pix?

A chave aleatória do Pix é, assim como os outros tipos de chave, uma identificação para o usuário. Ela recebe esse nome pois é um código de 32 caracteres gerado aleatoriamente pelo Banco Central, que não se repete de usuário para usuário. Então, vale lembrar: uma chave aleatória é única para cada pessoa. Ela é considerada uma das melhores chaves Pix, isso porque oferece mais privacidade ao usuário.

Mas… errar é humano e erros com as chaves aleatórias são bem comuns. O pagamento instantâneo do Banco Central é novidade para a população e como tudo o que é novo, as pessoas ainda estão aprendendo como usá-lo da forma correta. Nada que não possa ser resolvido com simplicidade e agilidade!

Um dos erros frequentes entre as pessoas que usam Pix é a confusão entre o código do Pix Copia e Cola e a chave aleatória Pix. Os dois NÃO são a mesma coisa, veja um exemplo dado pelo BC de cada um deles:

  • Pix Copia e Cola

00020126580014br.gov.bcb.pix0136123e4567-e12b-12d1-a456-426655440000 5204000053039865802BR5913Fulano de Tal6008BRASILIA62070503***63041D3D

  • Chave aleatória

123e4567-e12b-12d1-a456-426655440000

Em uma compra no e-commerce pagando pelo Pix, a loja gera um código composto por letras e números, principalmente, que deve ser inserido na área “Pix Copia e Cola” do aplicativo do banco, concluindo o pagamento. Mas, o que acontece é que muitas vezes os usuários trocam este código pela chave aleatória, fazendo com que ocorra algum erro no Pìx.

Por isso, uma das dicas valiosas é sempre verificar as informações antes de fazer um Pix. Essa é uma das confusões que podem ser evitadas. Prestar atenção em cada dado apresentado durante uma transferência ou pagamento com Pix é super importante!

Posso compartilhar minha chave Pix?

Uma frase, vários benefícios: sempre proteja os seus dados! O Pix é seguro, conta com autenticação, criptografia e muitas outras tecnologias voltadas para a segurança. Todavia, existem usuários mal intencionados que usam o serviço para outros fins. Nesse contexto, se informar com quem sabe sobre Pix, como a Spin, e usar o Pix da forma correta é fundamental.

Banco Central anuncia novas regras do Pix para melhorar (ainda mais) a forma de pagamento

Compartilhar sua chave Pix para qualquer pessoa, é uma das práticas que não são tão recomendadas. Portanto, se for compartilhar o seu Pix para desconhecidos, tenha cuidado e opte por compartilhar uma chave aleatória, por exemplo.

A comunicação do melhor serviço de pagamentos instantâneos do Brasil não poderia ser melhor. Além de simples, intuitiva e direta, a ideia das chaves do Pix como identidade dos usuários é inovadora e traz o que nós precisamos: praticidade para abrir muitas portas (sem ironia). Então, para o futuro dos meios de pagamento, quanto mais portas abertas, e mais Pix… melhor!