API de pagamento: o que é e como funciona?

API de pagamento: o que é e como funciona?

Esse é o nome dado ao sistema de comunicação entre instituições financeiras e e-commerces, para que os processos de pagamentos pela loja virtual sejam facilitados. Quer saber os pontos mais importantes sobre API de pagamento? Leia o texto abaixo!

Esse é o nome dado ao sistema de comunicação entre instituições financeiras e e-commerces, para que os processos de pagamentos pela loja virtual sejam facilitados. Quer saber os pontos mais importantes sobre API de pagamento? Leia o texto!

Um pagamento seguro e com processos simplificados faz toda a diferença na conversão de vendas de um e-commerce. Os clientes precisam sentir segurança ao compartilhar dados confidenciais quando fazem compras no seu negócio e é exatamente nesse ponto em que uma API de pagamento pode se encaixar. 

Com a quantidade de informações circulando pela internet e as constantes mudanças de comportamento do consumidor no mundo online, a criação de estratégias assertivas para atender e oferecer a melhor experiência se faz ainda mais necessária. 

Por isso, um sistema de comunicação entre instituições financeiras e lojas virtuais veio para facilitar o acesso do varejista a aplicativos exteriores, que contribuem para melhorar a dinâmica e agilizar procedimentos internos. 

Quer saber o que é a API de pagamento, para que serve, como funciona e quais são seus benefícios? Então continue no texto e saiba mais! 

O que é uma API de pagamento? 

A sigla API vem do inglês Application Programming Interface, que pode ser traduzida como Interface de Programação de Aplicativos. Em outras palavras, a solução tecnológica consiste em uma programação definida para determinar a interface de acesso a um sistema online. 

Essa integração entre comunicações no ambiente virtual permite que tarefas simples e corriqueiras possam ser realizadas automaticamente, de maneira padronizada e mais prática. A tecnologia funciona para qualquer tipo de aplicativo e funcionalidade necessária para melhorar os processos do seu negócio. 

No caso de uma API de pagamento, esse sistema de comunicação possibilita o acesso do e-commerce aos aplicativos de pagamento, fazendo a ligação entre a loja virtual e as instituições financeiras por meio de uma programação. 

Para que serve uma API de pagamento? 

Basicamente, uma API de pagamento serve para automatizar os processos de pagamento na loja virtual. A tecnologia facilita a transmissão de dados entre cliente, e-commerce e instituições financeiras durante a compra no ambiente online. 

A implementação de uma API ajuda a identificar e filtrar as tarefas essenciais para o checkout de uma compra online, automatizando as atividades da plataforma e garantindo ao usuário um pagamento mais seguro e prático. 

É a partir de uma API, por exemplo, que o e-commerce faz a comunicação com a provedora de  pagamentos realizados via Pix, transmitindo as informações de reconhecimento da compra. Assim, a plataforma pode executar os próximos passos de confirmação e entrega. 

Para etapas burocráticas do checkout, a API de pagamento serve para proporcionar mais praticidade. O sistema de programação pode emitir segunda via do boleto ou nota fiscal, gerar alertas para datas de vencimento de boletos, oferecer opções de parcelamento durante o ato da compra e ainda calcular juros e multas instantaneamente. 

Como funciona a API de pagamento?

Garantir segurança e rapidez no compartilhamento de informações é o principal objetivo de uma API de pagamento. Para que isso aconteça, resumidamente, funciona da seguinte forma:

1.O e-commerce implanta a tecnologia na etapa de checkout da compra; 

2.Depois do cadastro com dados pessoais e de entrega, o cliente escolhe um dos meios de pagamento disponíveis; 

3.Na sequência, a API de pagamento recebe as informações criptografadas e, nesse momento, inicia a interpretação dos dados, como validação do cartão de crédito; 

4.Por fim, a tecnologia envia ao usuário um aviso automático com a confirmação da compra, sem a necessidade de sair da plataforma. 

Depois da implementação inicial, as etapas seguintes acontecem em questão de segundos, imperceptíveis ao consumidor, que apenas se preocupa com o preenchimento dos dados essenciais e com o método de pagamento escolhido. 

Quais são os benefícios da API de pagamento? 

Toda a gestão financeira do seu negócio é favorecida pela integração de uma API de pagamento. Isso porque os processos básicos serão operados de modo automático, contribuindo para um melhor controle e padronização. 

Com as tarefas simplificadas e o gerenciamento de informações realizado por um sistema, sem interferência manual, a fluidez e agilidade no funcionamento da loja virtual ganham força, agregando valor ao negócio e aumentando a performance como um todo.  

Além dos benefícios acima, também podemos citar: 

  • Redução de custos de operação, já que as funcionalidades ficam centralizadas em uma tecnologia, sem a necessidade de desenvolver outras aplicações para o checkout; 
  • Mais segurança de informações, permitindo acesso apenas ao essencial, o que contribui para a fidelização do consumidor;  
  • Menor volume de dados, impactando diretamente no processamento e desempenho da plataforma de e-commerce; 
  • Redução na margem de erros, como cobranças indevidas ou não identificação do pagamento, por conta da automatização das principais etapas.

Ou seja, os e-commerces que possuem uma API de pagamento garantem uma experiência melhor ao cliente, com processos mais transparentes e toda a funcionalidade mais fácil de utilizar. E para o lado do varejista, mais agilidade e produtividade nas atividades de rotina.  

Agora que você já conhece uma API de pagamento, considere implementar na sua loja virtual! A tecnologia pode ser o caminho ideal para aumentar os resultados e a eficiência do negócio.