Abandono de carrinho: quais as causas e como evitar no e-commerce?

Abandono de carrinho: quais as causas e como evitar no e-commerce?

Se o cliente seleciona os produtos na loja virtual, mas, por algum motivo, desiste de finalizar a compra, isso configura o carrinho abandonado. Se casos como esse acontecem no seu negócio ou você quer evitar que aconteçam, leia o texto abaixo!

Se o cliente seleciona os produtos na loja virtual, mas, por algum motivo, desiste de finalizar a compra, isso configura o carrinho abandonado. Se casos como esse acontecem no seu negócio ou você quer evitar que aconteçam, leia o texto abaixo!

O que leva um cliente a desistir de finalizar uma compra na loja virtual? O abandono de carrinho antes do checkout é uma das maiores preocupações dos varejistas de e-commerce. As razões para essa situação acontecer podem ser diversas, mas vem aí a boa notícia: o tão temido carrinho abandonado tem solução. 

No texto abaixo, a NuPay for Business vai apresentar as principais estratégias para recuperar essas vendas, aumentar as taxas de conversão e evitar futuros problemas no e-commerce. Acompanhe para saber mais! 

5 principais causas para o abandono de carrinho 

Os fatores que impedem um consumidor de finalizar a compra online são variados, e podem ser desde o tipo do produto ou serviço que está sendo oferecido até dificuldades com o pagamento na própria plataforma de e-commerce. No entanto, existem indicadores mais comuns e são sobre eles que falaremos a seguir: 

1. Complexidade no cadastro: alta quantidade de dados, com tempo longo de preenchimento afastam potenciais clientes; 

2. Alto custo de frete: o preço elevado na taxa de entrega faz com que o consumidor escolha outra loja virtual ou até abandone a compra online; 

3. Falta de segurança: a ausência de transparência nas etapas ou certificados de segurança podem ser um grande empecilho para o usuário; 

4. Meios de pagamento limitados: a falta de variedade nas opções de pagamento é motivo de frustração para o cliente, que desiste da compra; 

5. Instabilidade na plataforma: quando o site não é responsivo ou demora a carregar faz com que a pessoa abandone o carrinho. 

Como recuperar os carrinhos abandonados? 

Muitas vezes, uma compra no e-commerce não vai se concretizar de fato, mas não desista de buscar as melhores soluções! 

Identificar os principais motivos que estão influenciando na desistência da compra é o primeiro passo para entender quais são os caminhos a seguir mais adequados para o seu negócio. 

De modo geral, é possível solucionar a maior parte dos problemas que citamos. Assim, vamos indicar as estratégias fundamentais para aumentar as taxas de conversão de vendas:

  • Facilite o checkout

Otimizar as etapas da experiência de compra, como oferecer cadastro via login do Facebook ou e-mail, vão tornar a experiência mais simples, vai agilizar os processos e evitar que o consumidor perca o interesse em continuar com a compra. 

Focar somente em dados essenciais e deixar evidente quais serão os passos até a conclusão fazem toda a diferença. Um checkout mais transparente e rápido diminui as taxas de abandono de carrinho. Saiba mais sobre checkout transparente aqui!

  • Faça promoções recorrentes 

Parece algo óbvio, mas quando falamos de ações como frete grátis para compras a partir de um certo valor ou cashback, estamos aumentando as chances desse potencial cliente concluir todas as etapas. 

  • Atente-se à segurança 

Um e-commerce seguro é sinônimo de mais vendas. As pessoas valorizam cada vez mais as lojas virtuais que transmitem e oferecem a segurança necessária para concluir uma compra sem atritos ou riscos de fraudes. 

  • Amplie as opções de pagamento

Conheça melhor o seu público e ofereça as formas de pagamento disponíveis no mercado que fazem sentido para os clientes, desde as mais tradicionais, como os cartões de crédito e débito, boleto, até as mais inovadoras como Pix e NuPay

Quanto mais opções de pagamento, mais chances de fechar o negócio. Investir em novas soluções de pagamento, mais disruptivas e ágeis, são formas de atrair o usuário até o final dos processos de conclusão da compra. 

  • Invista em uma plataforma de e-commerce de qualidade 

Falhas técnicas acontecem, mas não podem ser - de maneira alguma - um problema recorrente na sua loja virtual. A lentidão, falta de estabilidade, complexidade nos processos, tudo isso influencia na experiência de compra com um todo, principalmente quando o consumidor já estava decidido a concluir as etapas. 

  • Ofereça um bom atendimento ao cliente 

A experiência com o usuário deve ir além dos processos de compra do produto ou serviço. Quando o e-commerce mantém um canal de comunicação aberto, o consumidor se sente mais acolhido e livre para tirar dúvidas, que podem ser decisivas na hora de finalizar a compra. 

Mantenha o FAQ sempre atualizado, com os principais questionamentos, deixando sempre claro como solucionar também é importante para não perder um potencial cliente durante as etapas na loja virtual. 

Você não precisa ter medo dos seus índices de abandono de carrinho! Agora que você já sabe as possíveis soluções, analise os dados com cuidado e invista no que é melhor para o seu e-commerce. 

Fique ligado no blog da NuPay for Business para não perder nenhum conteúdo sobre o universo das lojas virtuais, meios de pagamentos, e mais!